Oração do Artesão



Senhor! Tu que és o maior dos artistas, fonte das mais belas inspirações, abençoa o meu talento e as minhas obras.Maravilhoso é o dom que me deste na louvada missão de servir-te com alegria, e de exercer o meu trabalho com amor e dedicação.Por isso, agradeço-te por permaneceres sempre comigo.Mesmo incompreendido ou diante de desafios, quero sustentar em minha vocação a energia de vencer e realizar meus projetos no imenso cenário da vida.Dá-me equilibrio entre a razão e a emoção, humildade e sabedoria para me aperfeiçoar.Inspira-me, ó Mestre, à criação do novo e do belo.Protege, também, todos os artistas em suas carreiras e gêneros.Faze com que minhas obras contribuam para a construção de teu Reino e que eu prospere, seguindo teus designios, pelos caminhos gloriosos da arte.Amém!



Sejam Bem - Vindos
Encomendas
E-mail: carinagenari@ig.com.br
Facebook: www.facebook.com/AtelieByCarinaGennari
Celular: (11) 9-6117-6167

BLOG ATUALIZADO DIARIAMENTE

♥ Retirado da Net ♥

Marcador de livro de feltro e Cd



Golona de trigo com ponto arroz

Vocês lembram daquelas lãs que eu reciclei semanas atrás, né ? Fiquei um bom tempo pensando sobre o que fazer com elas. Tinha que ser algo econômico pois a minha bolinha de lã reciclada não era lá muito grande. Sendo assim, depois andar pelo Ravelry à procura de idéias, resolvi usar a lã mais grossa, mesclada de branco e azul, pra fazer esta golona de tricô da foto acima. E não é que deu certo? E veio a calhar com a semana fria que estamos enfrentando aqui em São Paulo. Brrrrr.
Esta gola é um projeto com gratificação instantânea. Dá pra fazer numa noite e no dia seguinte sair usando. Um incentivo pra quem tem vontade de fazer tricô mas acha que é muito difícil ou então não tem paciência pra fazer um suéter inteiro.
Vou tentar explicar como fiz a gola. Nem chamaria isso de receita pois é bem simples e rápida. É basicamente um grande retângulo tricotado em ponto arroz, com agulhas grossas. O legal do ponto arroz é que ele não tem direito ou avesso, ou seja, os dois lados da peça ficam iguais.
A lã que eu usei foi esta aqui, reciclada de um cachecol antigo. Fio super grosso (similar a espessura do Fio Paratapet) misto de lã de ovelha e acrílico. É uma lã um tanto densa, acho que usei mais ou menos 200 g dela

Golona de tricô do Superziper
Materiais:
* Aproximadamente 200 g de lã grossa
* Agulha de tricô número 9
* Agulha de crochê número 4 (para fazer o gancho de botão, se não tiver uma, faça com um pedaço do fio mesmo)
* 3 botões de madeira 2,5 cm de diâmetro
* Linha de bordado (para pregar os botões)
* Agulha de bordado (para pregar os botões)
1. Montei 24 pontos numa agulha de tricô 9 . Notem que para o ponto pipoca dar certo o número de pontos montados na agulha têm de ser sempre par.
2. Tricotei em ponto arroz simples ou ponto pipoca (1ª carreira: 1t, 1m 2ª carreira:1m, 1t) até o retângulo total atingir 60 cm. Arrematei com mate simples.
Caso você tenha um ponto mais apertado ou mais frouxo que o meu, não tem problema. Basta aumentar o número de pontos até o retângulo total fique com 60 X 25 cm.
3. Com ajuda da agulha de crochê fiz um ganchinho para botão, usando ponto corretinha e preguei em uma das pontas da gola.
4. Na outra extremidade da gola, costurei 3 botões de madeira, usando linha de bordado. Deixei aproximadamente 1,5 cm de margem entre o botão e o final da peça.
*************
Como vocês podem ver, a execusão da gola é simplérrima. Acho que o grande truque é dar um caimento ‘pesado’ usando lã grossa e agulhas idem. Outras opções de fios ? De cabeça lembro destas quatro:
Ponto Alto, da Aslan: Tem cores bonitas e é bem macia ao toque. Mas neste caso eu usaria agulha 10 e diminuiria o número de pontos montandos na agulha para 22 ou 20.
Paratapet, da Pinguin : Tem a espessura similar a esta lã reciclada que usei. Pode pinicar um pouco por ser lã pura para tapeçaria. Se você tem pele sensível, melhor evitar.
* Usar dois fios mais finos juntos.
* Usar lã reciclada de outras peças, como eu fiz.
A idéia de colocar 3 botões é para variar nos ‘abotoamentos’. Na foto acima eu abotoei no botão do meio e a aba caída ficou maior. Dá pra criar looks abotoando de maneiras diferentes.
Testei usando a golona direto esta semana. Passou no teste ! Ela esquentou muito bem o meu pescoço. Virei fã assumida das golas porque não deixam aquele volume feio na frente da roupa, como fazem os cachecóis. A gola encaixam debaixo do casaco e esquentam sem criar volumes inconvenientes. Não são apenas moda, são bem funcionais!
Por último, pra quem estiver curiosa de onde veio a idéia para esta gola. Me inspirei nas revistas de trico e crochê japonesas. Sempre que folheio livros de craft lá na Liberdade fico impressionada com o estilo minimalista /fofo de alguns projetos. Coisas que me fazer falar “Ai mas é tão mega simples como é que não pensei em fazer isso antes ?”. Pronto, taí a minha tentativa, espero que gostem.
Ah, obrigada a todas as meninas do twitter que opinaram sobre a minha gola. Estava em dúvida se deveria mostrar aqui no blog mas vocês me convenceram. E como sei que tem muita crocheteira de mão cheia que lê o blog, se conseguirem fazer a gola em crochê me avisem por favor, adoraria ver o resultado!
***************
Também no Superziper: Ainda no espírito da campanha Inverno Reciclado, mostramos como reaproveitar o fio de peças de tricô antigas. A lã da minha golona veio de um cachecol que estava encostado no meu armário.
Ideia retirada do site http://www.superziper.com/2009/07/golona-de-trico-em-ponto-arroz.html